terça-feira, 7 de outubro de 2008

1º Dia - Roncesvalles - Larrossaña

Roncesvalles - Larrossoña - 25 Km
Para Santiago - 765
Espanha, 07/10/2008

Sai a peregrinar as 7h, estava super escuro. Fui acompanhada por um casal de espanhóis que fará apenas 3 dias no caminho, para ver como é. Acho que eles vao desistir de fazer todo o caminho. Eeheheheh...brincadeirinha.
Entao, fui com eles por apenas uns dois Km. Logo a frente conheci um frances (Michel) e um espanhol (Joaquim), ambos de meia idade. Fizemos o caminho juntos por 18 Km, foi muito divertido. Falamos de nossos países, de economia, política. Perdi-me de Michel e Joaquim, por volta do Km 18. Acreditem, toda a comida estava com eles. Passei o dia com um pacote de amendoim, chocolate e água. Bebi água como nunca tomei na vida. Pela manhã o tempo estava estável, não fazia muito frio. Depois começou a chover, aí sim o caminho ficou difícil, pq há muitas pedras, subidas e bastante descidas. Com a chuva as pedra ficam muito escorregadias, tendo que ter muito cuidado para nao cair. Ganhei meu cajado, como queria. Quem me deu o cajado foi um Canadense. Pasmem! Eu entendia alguma coisa do que ele falava. Ele irá partir amanhã. Ficou em um povoado anterior a que estou. Antes de eu partir ele perguntou se eu aceitaria o cajado, porque ele nao precisaria mais. Fiquei muito feliz, pois queria muito ganhar meu cajado, assim como ganhei minha vieira. São coisas do caminho.
Gente eu estou hablando espanhol muy bien. As vezes chego a ter que pensar como fala-se em português, pq aqui só se fala em espanhol. O caminho é lindo. Há uma mistura de várias nacionalidades. Hoje jantei com franceses, Italianos, Coreano, Espanhol, Holandes, Peruano....é mole ou quer mais.
As fotos mando amanha de Pamplona.
Saudades, muchas saudad....

A viagem

Ontem durante a viagem foi muito divertido. Nao dormi durante a noite, apenas tirei alguns cochilos. Cheguei em Pamplona às 11h50, horário local, compramos a passagem de trem e atravessamos a cidade de Madri para chegar na estaçao de trem. Foi um dia muito intenso. Enquanto isso meu amigo brasileiro tentava me convencer em ir para San Jean, no lado Francês. Victor, que é de Sao BErnardo do Campo chegou a dizer que carregaria minha mochila para atraversamos os Pireneus. Dei muitas risadas. Depois que chegamos na estaçao de trem, depois de 3 horas de viagem, estavam nos esperando Juan (taxista) e Sérgio (outro brasileiro), que foi de aviao para Pamplona. Durante toda a viagem foram os três me convencendo de ir para San Jean. Sr. Juan quis me apresentar os Pirineus através da estrada, levando Victor e Sérgio primeiro. Tive que cortar o barato deles, pois chegamos a Roncesvalles as 19h30 e eu queria participar da missa de envio de Peregrino. A despedida foi muito triste, pq os dois nao queriam me deixar. Victor ficou bastante preocupado em deixar-me, porém cada um tem seu caminho. O deles era iniciar em San Jean, o meu em Roncesvalles. Foi muito estranho chegar no albergue. Gente de todas as nacionalidades (coreanos, suécos, americanos, espanhóis, franceses, etc) O hospitaleiro era Holandes. Entrei no albergue e ele perguntou se eu falava inglês (isso eu entendi), e eu disse que nao. Ele perguntou fala francês? Disse nao. Fala holandês? Nao. Fala Alemao? Nao. O homem e um verdadeiro poliglota, porém nao fala as linguas principais: português e espanhol. Eheheheh. Td bem, eu é deveria saber ao menos inglês. Sem o inglês vivemos mais solitários, pois a maioria no caminho sao de outras nacionalidades que nao é espanhol e nem brasileiro. Eheheheeh. Consegui me comunicar com o hospitaleiro, pq aqui, nao sei bem como as pessoas se entendem. Fui dormir as 22h, horário em que se apaga as luzes e fecha os albergues. A cidade de Roncesvalles um tico, tem 15 habitantes, mas é muito especial.
Nao tenho muito tempo na Internet, por isso irei demorar um pouco para postar. Amanha irei em uma lan house para poder baixar as fotos que tirei.