sábado, 13 de maio de 2023

Dia 14 - de Carrión de Los Condes a Moratinos

Distância: 30 km

Hoje eu nem havia colocando o relógio pra despertar. Acordei sozinho às 7h e já não tinha ninguém no meu quarto. Desci, preparei meu café com as coisas que havia comprado no supermercado no dia anterior,  tudo bem tranquilo. Tomei café com uma família que caminha junto: pai, mãe e dois filhos pequenos. São do México é vão fazendo o caminho em trechos pequenos.
Segui sozinho a maior parte da primeira etapa, que era somente uma reta de 18 km até o pueblo de Calzadilla de Cueza. Foi muito duro porque fiquei praticamente três horas caminhando em.linha reta, cheio de gente na frente e atrás.  Tinha muita gente mesmo!
Paramos para uma longa pausa no pueblo seguinte e encontrei Mark e Rémi. Mark estava sem cama para a noite e arrumei uma.para ele no albergue San Bruno de Moratinos. 
Um albergue sensacional onde fomos acolhidos com muito carinho por Bruno e sua esposa Ana. Tivemos a janta comunitária  e agora cama. Amanhã vai ser um dia desafiador pois não tenho onde dormir. Vamos ver: acordar e caminhar.

Dia 13 - De Itero de la Vega a Carrión de Los Condes

Distância: 33 km

Mais uma vez, dormi sozinho em um quarto, o que me permitiu um sono tranquilo e reparador depois da caminhada gigante do dia anterior. Acordei sem despertador, completamente satisfeito, às 5h da manhã e saí do albergue às 5h30.
Graças a Deus havia um grupo de 4 jovens italianos que seguiu na minha frente e um deles tinha uma lanterna, pois estava muito escuro. Logo a claridade do dia foi chegando e comecei a perceber as colinas que estávamos subindo depois de Itero de la Vega. Adiante, somente uma planície longa a perder de vista.
O primeiro pueblo que passamos foi Boadillas del Camino, onde encontrei Um casal de Escoceses que começaram de Burgos e caminharam uma boa parte do caminho junto comigo. Seguimos um canal de eclusas até a entrada da cidade de Frómista. 
Passamos rapidinho e seguimos beirando a estrada, passando por várias aldeias até chegar em Carrión de Los Condes. 
Fiquei hospedado no albergue do Espírito Santo, das irmãs da caridade de S Vicente de Paulo. Tivemos oração às 17h30 e missa na Igreja de Santa Maria às 19h, seguida de uma bênção especial dos peregrinos. 
Recebi mais uma peça do meu quebra-cabeça hoje no sermão sobre o evangelho. "Não há amor maior do que dar a vida pelos amigos". O padre disse que há duas formas de se fazer isso: heroicamente em um ato único, ou gota a gota, dia a dia, minuto a minuto. E o sentido de nossa vida é dar essa vida. Amanhã isso vai ficar matutando na cachola...
Essa bênção contou com a presença das irmãs Augustinas do albergue de Santa Maria e foi muito emocionante. Elas entregaram uma estrela representando Compostela ("campo de estrelas"). Devemos escrever os nomes das pessoas que estão nos iluminando nesta caminhada. Finalmente, um dia super cheio de espiritualidade, aprendizado e lágrimas. Fui jantar com o casal escocês e agora estou já na cama, para amanhã acordar e caminhar...