segunda-feira, 3 de novembro de 2008

28º Dia - 03/11/2008





Casa Nova a Arzuá - 22,5 Km
Realizado - 732,90 Km
Para Santiago - 37,30Km

Realmente nao acredito. Olho para trás e nao creio que realizei tantos Kms. Estou muito feliz. Disse para Igor que tudo que esperei no caminho realizei, muito mais, muito mais do que esperava. Hoje o dia foi chuvoso,também nos molhamos tudo, mas o Espírito tá tao em paz que nao há tristeza. Há uma indiferença interior tao grande que simplesmente nao desejamos mais sol do que chuva. Apenas caminhamos. Seguimos o dia com um jovem casal de Italianos (Cristina e David) que conheci desde o 1º dia de minha caminhada, porém há uns 3 dias estamos mais próximos, nos conhecendo mais, e dividindo um pouco mais o caminho. Encontramos mais um brasileiro, de Sao Paulo, um senhor chamado Paulo, aposentado, que está tao encantado com o caminho que disse que nao tem desejo de retornar para o Brasil. Esta fazendo etapas bastante curtas para curtir bem o caminho.
Igor estava mais aquietado que ontem, mais feliz. Isso também aquietou meu coraçao. Creio que haverá um tempo para o Igor voltar para o caminho e viver de forma mais plena.
Gente é impressionante como identifico o Cursilho no caminho. Tudo, tudo que vivemos no retiro tem haver com que se vive aqui. A diferença está que no Cursilho, apesar de ser uma experiência forte, ouvimos pessoas falando as coisas e mostrando o caminho. Aqui a vivência é intensa pq vai descobrindo no silêncio do caminho, na vivência da partilha, o caminho que te leva a Deus, a vc mesmo e ao outro. Comentei com o Igor que nao há como explicar, assim como falamos no Cursilho, pq tem que ser vivido.
Hoje, enquanto planejava as paradas do dia, lendo o guia do caminho que a Cris (amiga peregrina) me emprestou, li o que a Cris escreveu quando estava chegando a Santiago. Fiquei tao emocionada com seu relato, pq sinto na pele cada palavra relatada por ela. Talvez se tivesse lido isso antes de vivenciar o caminho nao teria o entendido com tanta força. Ao final do relato a Cris (amiga peregrina) disse: "Deus obrigada por permitir-me viver. Obrigada por permitir-me viver intensamente". É tudo de bom poder saber que há pessoas que passam por aqui e podem mudar suas vidas, de forma que possam viver com maior felicidade, pois descobrem o verdadeiro sentido da vida.
Amanha será meu último dia de caminhada forte. Faremos 32,3 km, para chegar ao Monte do Gozo, ponto em que faltam apenas 5 km para Santiago e se pode ver a Catedral. Isso me trás uma mistura de sentimentos, alegria por estar chegando, tristeza por ter que deixar a todos que conheci, ao caminho que ensinou a ser mais feliz e simples, porém muita alegria por estar próximo de reencontrar meus filhos amados.
Sou grata a Deus por tudo isso. Pelos meus amigos amados que me escrevem palavras tao doces e cheias de carinho. Palavras que me mantiveram forte, que me incentivaram, que me ajudaram a aprender um pouco mais de tudo isso. Leio a cada postagem com emoçao....Obrigada a todos....
Santiago aí vamos nós......TODOS NÓS.....
ULTREYA

27º Dia - 02/11/2008

Portomarin a Casa Nova - 30,2 Km
Realizado - 710,40 Km
Para Santiago - 59,80 Km

Foi um dia um pouco mais tranquilo, alternado com chuva e sol. Começamos a encontrar outros peregrinos que eu ainda nao tinha visto. Pessoas que fizeram o caminho em um passo mais lento. encontramos Olga (Espanhola), muito especial. Encontramos mais 2 casais de Palma de Maiorca que nao conheciam o Cursilho e nos disseram que a Igreja por aqui nao tem investido nos jovens o que faz com que cada vez mais os jovens estejam afastados da Igreja. Caminhamos com um grupo de peregrinos que há uns 4 dias nos acompanham, porém ontem estivemos mais juntos. Foi bom o dia de hoje. Dia em que o Igor começou a deixar o caminho falar para ele, porém como o tempo de permanência é muito pouco faz com que as coisas aconteçam de forma diferente. Igor encontrou a todos em um outro estágio de vivência, o que acabou causando ansiedade para que as coisas começassem a acontecer, resultando certa dificuldade para se entregar. Disse-me que sente como se entrasse no Cursilho na sexta-feira a noite e no mesmo dia tivesse que sair, tendo tempo apenas para viver a 1ª noite, eheheheh
Em fim, tenho tentado ajudá-lo dentro do possível, porém é difícil pq o caminho é dele e as descobertas também sao suas.
Saudades de todos.......
Continuamos com passos firmes de quem sabe onde quer chegar.....