quinta-feira, 27 de abril de 2023

Alguns links interessantes

Agora que temos muito mais acesso à informação que em nossa última viagem à Compostella gostaria de já deixar alguns links que têm me ajudado no planejamento da viagem, além é claro, dos links que minha esposa já havia deixado antes e que continuam funcionando.

Todos os albergues do caminho, com dicas, preços e fotos

Site dos correios da espanha com os albergues por trecho

Site resumido com uma tabela de todos os albergues

Forum do Caminho de Santiago com posts de pessoas do mundo todo

Espero que sejam úteis no planejamento de sua viagem. Amanhã, é acordar e caminhar...

Último dia antes da viagem


Tudo está preparado. Mochilas, roupas, acessórios, passagens, tudo. Amanhã é o dia de pegar o avião e viver novamente esta experiência, mas desta vez desde o início do Caminho Francês. O vôo sai de Montréal às 18h e devo chegar à Saint Jean Pied-de-Port dia 29 no início da noite.

Ainda continuo sem expectativas sobre esta viagem. No entanto, estive na missa no domingo passado e esta foi a minha última missa antes de viajar. E adivinha só qual foi o Evangelho? Sobre os discípulos de Emaús. Esta passagem bíblica conta a história de dois discípulos que viajavam de volta pra casa depois de terem acreditado em Cristo e ter visto Ele ser crucificado. Claro que os dois estavam decepcionados e sem entender nada do que havia acontecido. No entanto, Jesus aparece e caminha junto com eles, fala com eles, fica o dia inteiro com eles, mas eles só se tocam que era Ele quando estão jantando e Jesus parte o pão.

Assim, durante esta missa, meu coração manifestou um desejo. Que eu possa reconhecer Cristo caminhando comigo: o Amor em pessoa. Não sei como ele vai se manifestar, mas sei que pode ser de qualquer jeito, através das pessoas que cruzarem o caminho ou mesmo de outras situações. Jesus vai estar caminhando comigo. Não vou estar tão só.

Nesta última semana, é claro que o trabalho e os estudos me forçaram a uma rotina super agitada e ainda não caiu a ficha do que eu estou fazendo. Pela primeira vez depois de muito tive tempo de sentar e escrever. Amanhã reviso as coisas na mochila e parto. E já começa a dar saudade, muita saudade da família, e eu ainda nem parti. É agora que a ficha está caindo... mesmo antes de começar a caminhar já vou pedir, como os discípulos de nossa história anterior: "Fica conosco, Senhor"...

Outra coisa que me lembro para este Caminho é uma frase de Pe Réjan em nossa missa de envio dos Peregrinos: "O imprevisto faz parte do caminho". Sobre isso, tenho muitas coisas que sei que não preparei como deveria e nem o meu espírito está pronto, mas quero abraçar este "imprevisto" com um desejo muito grande e conhecer o que vai acontecer. O mais interessante é a ânsia que é criada pela certeza simples de que o "imprevisto" vai acontecer. Isso não acontece sempre na minha vida porque tudo é sempre bem previsto. Esta é portanto uma sensação interessante.

E hoje recebi também muitas mensagens de amigos me desejando boa viagem e tive até alguns encontros em pessoa. Levo todos em meu coração e sinto já como se fosse Jesus caminhando comigo.

Bem, vamos dormir agora com tudo isso no coração e amanhã é o grande dia... Acordar e caminhar.