domingo, 21 de maio de 2023

Dia 23 - De Trabadelo a o Cebreiro

Distância: 18,8 km

Finalmente, o Cebreiro, o lugar mais lindo que eu conheço. Estava morrendo de medo de não conseguir lugar no albergue e saí 6h30 da manhã de Trabadelo. 
Num passo lento mas firme, fui passando os pueblos, sempre acompanhado pelo Rio Valcarce, que vai se tornando cada vez mais um riacho à medida que subimos rumo ao Cebreiro. 
Encontrei o Jaime de Portugal que me meteu mais medo ainda dizendo que eu não encontraria lugar pois muitos coreanos estavam subindo de taxi. Assim, apressei o passo e cada táxi que passava eu ficava mais apreensivo. De qualquer forma consegui curtir e tirar muitas fotos, falar com muita gente. 
Depois de Las Herrerias, começamos a subir de verdade pela trilha, chegando a vários pueblos, onde La Faba é o principal. 
Mais adiante encontramos a primeira pedra que marca a entrada da Galícia. Assim, deixamos a província de Castilla e Léon e agora estamos na Galícia. 
Logo na próxima curva já pude ver a cruz do Cebreiro e em seguida cheguei no pueblo. Que alegria ver as cores  as lojas, o povo, tudo. Fui para o Albergue e consegui lugar! Assim, já lavei a roupa e fui almoçar com os amigos. Nos divertimos e comemos polvo, que é um prato típico daqui.
Em seguida fui descansar ao pé da cruz e adivinha só: a Cristina - minha esposa - apareceu!!! Não poderia ser mais perfeito o dia. Tudo maravilhoso e agora com o meu amor!!!! Um abraço apertado, carinhoso, cheio de amor, veio selar este dia lindo neste lugar que eu amo. 
Fomos na missa e depois recebemos a bênção do peregrino, onde o padre nos deu uma pedra que representa a luz que nos guia (flecha). 
Estou feliz como nunca. Depois fomos jantar e agora já vamos dormir, para amanhã acordar e caminhar, agora  tenho certeza, com passos firmes de quem sabe onde quer chegar.