quinta-feira, 25 de maio de 2023

Dia 27 - de Airexe a Boente

Distancia: 28 km

Hoje foi um dia mais que especial pois a Cris acordou determinada a caminhar comigo o dia inteiro! Para isso, usamos o serviço de despacho das mochilas para que o peso em seu joelho fosse menor. O serviço é simples: a gente recebe um envelope timbrado com o nome do transportador, preenche nosso nome e telefone e o nome do albergue destino e a cidade. Colocamos 4 euros no envelope. Assim que chegarmos no destino a mochila vai estar lá. É super legal.
Depois de mais uma noite super.bem dormida, tomamos um café no restaurante na frente de nosso albergue e seguimos viagem. 
Sempre pelas estradas rurais da Galícia, com paisagens maravilhosas. Um casal que caminhava com seu cachorro nos ofereceu ajuda. O nome do Senhor era Jesus e deram um medicamento pera a Cristina. Ficamos encontrando eles praticamente o dia inteiro. Seguimos por pequenos pueblos aqui e ali, até chegarmos à Palas de Rei, uma cidade bem grande, onde tivemos a chance de reencontrar Alfredo, um peregrino brasileiro que está fazendo o caminho com amigos. 
Passamos na Igreja de N S do Perpétuo Socorro, onde paramos para agradecer o Caminho e receber uma mensagem da Bíblia para meditar. Logo seguimos adiante, sempre encontrando alguns peregrinos conhecidos durante a caminhada. 
Mais tarde, depois do meio-dia, chegamos a Mélide, a cidade conhecida pelo pulpo à la gallega, ou polvo à moda da Galícia. 
Paramos no restaurante pulperia A Garnacha que é maravilhoso. E muito mais barato do que pagamos em O Cebreiro, onde estava tão caro que tivemos que dividir em 10... nossos amigos espanhóis estavam conosco e demos muitas risadas. 
Descansamos muito e saímos satisfeitos. Seguimos viagem sob um sol de rachar por mais 6 km em meio de florestas até chegarmos ao nosso destino, o albergue El Aleman, super novo e bem estruturado. 
Jantamos com duas senhoras da Bélgica que estão fazendo o caminho há 10 anos (cada ano fazem um pedacinho), e agora estão a 2 dias de terminar. Muita emoção!!! Agora vamos dormir mais uma vez. Amanhã acordamos cedo pra caminhar com passos firmes de quem sabe onde quer chegar!