quarta-feira, 24 de maio de 2023

Dia 26 - De Ferreiros a Airexe

Distância: 27 km

Ontem estávamos esperando que chovesse de noite, o tempo ficou bem fechado mas o dia amanheceu e não caiu nem uma gota. A gente havia colocando a roupa na secadora com medo da chuva mas nem precisava, lol!
Saímos devagarinho mas sem tomar café da manhã, na esperança de achar um lugar logo. O problema é que não aparecia lugar nenhum. Seguimos de pueblo em pueblo e tudo estava fechado, ou não oferecia café ou simplesmente não aceitavam que a gente comesse o que tínhamos na mochila, mesmo pedindo um café. Andamos mais de 5 km pra achar um lugar ainda fechado mas com mesas e cadeiras disponíveis e comemos nossos bolinhos que havíamos trazido. 
Logo na saída de nosso albergue encontramos a marca de que faltam 100 km para Santiago. Foi bem legal pois encontramos um local para carimbar a credencial com o logotipo dos 100km!!
Tocamos em frente mais uma hora e pouco, sempre descendo, até chegar na bela cidade de Portomarin. A gente entra na cidade atravessando a enorme ponte sobre o rio Miño. 
Em seguida já somos recebidos por uma escadaria gigante. Aproveitamos para passar na farmácia e encontramos um grupo de brasileiros que dividiu uma mesa com a gente enquanto almoçávamos. 
Nos divertimos muito com eles e foi um tempo bem legal. Saindo da cidade, atravessamos o rio de volta e subimos, subimos, e subimos até o topo de uma trilha onde a Cris e eu resolvemos cada um caminhar a seu ritmo. 
Nós encontramos mais adiante e seguimos juntos até Gonzar, de onde seguimos sozinhos novamente até Airexe (se pronuncia Aireje). Uma trilha cheia de árvores cobrindo o caminho. E um dia de reencontros com gente que não falava desde muitas semanas. Nosso jantar foi maravilhoso com vinho e cerveja e agora estamos prontos para o soninho merecido. E amanhã é só acordar e caminhar, com passos firmes de quem sabe onde quer chegar!

Dia 25 - De Samos a Ferreiros

Distância: 28 km

Depois de uma noite super bem dormida, em um quarto individual que tinha até lareira. Acordamos tranquilos e saímos com tempo para tomar um cafezinho no albergue da esquina. Encontramos André, um amigo ucraniano que esta morando em Toronto. Depois seguimos devagar pois a Cristina sentia dores no joelho esquerdo. Antes de sair de Samos ainda vimos o parque que passava perto do rio entre duas pontes. 
No meio do caminho, uma paisagem super linda, que parecia ter saído de um filme. Caminhamos entre ravinas cheias de carvalhos em caminhos de pedra. Logo em seguida encontramos Philip e sua esposa, um casal da Austrália que resolveram caminhar conosco, mesmo lentamente. 
No meio do caminho, eles nos emprestaram um suporte ortopédico para o joelho da Cris que ajudou bastante, e assim fomos até Sarria, a próxima cidade grande no Caminho. Aí paramos para comprar o suporte do joelho para a Cris. 
Sarria é um lugar onde muitos peregrinos começam o caminho pois é a primeira grande cidade antes de faltar 100km para Santiago. Esta é a última distância para a qual é concedida a Compostelana, que é o certificado de conclusão do caminho. 
Depois de Sarria, foi só subida. O caminho se divide em duas trilhas diferentes e eu obviamente peguei a que ia pelo mato e subi rapidinho até poder ver toda a cidade. Depois segui até chegar em Ferreiros. 
Quase chegando no final tive a oportunidade de orar com duas senhoras argentinas e finalmente apareceu o albergue.