segunda-feira, 8 de maio de 2023

Dia 9 - de Gragñon à Villafranca Monte de Oca

Distância: 28 km

Que alegria foi ter saído de Gragñon. Todos acordamos tarde, tomamos café juntos e saímos caminhando 7h da manhã, depois que já havia sol nascido. Nada de corrida, nada de pânico, todo mundo havia sentido um pouco do caminho.
Hoje caminhei com o Nelson, um peregrino brasileiro que tem estado comigo há 2 dias. 
Saindo de Gragñon, deixamos também a província de La Rioja para entrar na Junta de Castilla e Léon, que ocupa a maior parte do caminho. 
Cruzamos muitas cidades antigas e uma impressionante igreja encravada em uma falésia na cidade de Tosantos, onde paramos para descansar. 
Logo encontramos um senhor José que mora no caminho e é conhecido de muita gente aqui. Com a sua bênção "buen camino" seguimos viagem para os 8 km restantes à Villafranca Monte de Oca.
Chegando lá, nos hospedamos no albergue que acolhe peregrinos desde os anos 1300.  Jantamos juntos Nelson, eu e o Iohan, um outro peregrino amigo que veio da Bélgica. Voltando para o hotel, peguei a roupa que eu havia lavado a mão (não há máquina neste albergue) e organizei tudo para amanhã. Devo caminhar só amanhã. Não vejo a hora de acordar e caminhar.