sexta-feira, 7 de novembro de 2008

O final e a luz para o reinício

Queridos amigos, nao há palavras para descrever a intensidade vivida aqui. Hoje começamos nossa viagem de volta para casa. Saímos de Santiago às 7h para chegar em Madri às 15h. Foi uma viagem longa, mas cheia de reflexoes. Passei por vários lugares nos quais caminhei e as lembranças já começaram a fazer parte do dia. Comecei a olhar todos os lugares e fui tomada de uma emoçao incrível. Uma tristeza por deixar o caminho daqui e ao mesmo tempo um pouco de medo do retorno. Voltar para minha vida e encontrar um jeito de viver no meu dia-a-dia o que aprendi aqui e td que significou, isso será um grande desafio. Esta experiência jamais consiguirei descrevê-la, mas posso validar que é maravilhosa. Espero que mais pessoas possam viver o caminho para encontrar-se, encontrar a Deus e aos outros. Enquanto via as fotos do caminho percebi que a grande mairoria das pessoas com quem convivi todos estes dias nunca mais as verei. Isso trouxe um aperto no peito. Enquanto as lágrimas rolavam refletia uma forma de transformar tudo isso em prática para viver melhor o grande caminho da minha vida, este ao final me levara para minha morada eterna, com Àquele que inspira meus dias e me trás esperança para uma vida muita mais feliz.

Sabem, tudo que desejei viver no caminho eu vivi. Foi incrível, pq na prática descobri que td, td que desejamos podemos realizar. Vejam só: Desejei ganhar a vinheira (concha) e o cajado e assim aconteceu, foi mágico viver isso; Desejei encontrar no caminho um pastor conduzindo suas ovelhas e passar entre elas, contemplando como é o pastoreiro e encontrei; Desejei viver em Grañon e Tosantos momentos de espiritualidade intensa e vivi, vivi muito mais, pois encontrei mais espiritualidade em Carrion de los Condes; desejei encontrar anjos no caminho e encontrei, muitos anjos, pessoas que nao tiveram limites para oferecer o Amor; desejei chegar a Santiago em um dia de sol, depois de uma semana inteira de chuva, assim aconteceu (único dia que a chuva deu trégua); desejei participar de uma missa onde fosse realizado a cerimônia com o botafumeiro e participei; desejei profundamente encontrar minha paz espiritual e encontrei; desejei encontrar a Deus na simplicidade e assim aconteceu; RECEBI DO CAMINHO MUITO MAIS QUE DESEJEI.

Cheguei ao final do caminho e com isso a certeza de que meu PEREGRINAR continua, agora com mais força, mais otimismo, mais simplicidade....

O final é o início, com maior desafio, porém muito mais iluminado pela vivência do Caminho...

Como disse o Pe. que celebrou a missa do Peregrino na catedral de Santiago: "Que vocês peregrinos, levem a força do caminho para onde vivem, possam viver o caminho da vida comprometidos com Jesus, para que na chegada à Catedral definitiva, possam ver a Luz resplandecente de Deus...."

Espero que minha vida seja assim e possa levar muito mais pessoas comigo, em um caminho de fé, de vida, de otimismo e muito, muito amor...

Obrigada a todos pelo apoio, pelo carinho, pelo companheirismo em todos estes dias...

Nos vemos por ocasiao do meu regresso....

SEMPRE COM PASSOS FIRMES DE QUEM SABE ONDE QUER CHERGAR!!!!!