segunda-feira, 1 de maio de 2023

Dia 2 - Roncesvalles à Zubiri

Distância: 18km


Ainda ontem tivemos a missa dos peregrinos na capela da Colegiata de Roncesvalles. Foi um momento emocionante pois era o domingo do Bom Pastor (4o da Páscoa). No final da missa recebemos a bênção do peregrino, que é a mesma dada a todos há quase mil anos.

Na verdade, hoje eu deveria estar em Zabaldika... mas como estou inseguro quanto a conseguir vagas no caminho e também para descansar as pernas, decidi ficar em Zubiri.
Acordei às 5h30 e antes das 6h já estava na trilha. Mal dava pra ver o chão mas logo o dia amanheceu e seguimos viagem. Hoje caminhei com um cara da Áustria chamado Andy, um jovem empresário contábil. Falamos da vida e ele me impressionou com seu empreendedorismo sendo tão jovem. O terreno ainda é cheio de aclives e declives mas está ficando cada vez mais plano.
Tomamos café em uma cidadezinha chamada Espinal. Super aconchegante como todas as pequenas cidades da região. 

E de repente apareceu o Bruce correndo pra nós alcançar pois tinha acordado atrasado. Tomamos um café e tocamos ficha, chegando em Zubiri antes do meio-dia.

A cidade é super acolhedora. Tem uma ponte de pedra na chegada. Chegamos e fomos para a beira do rio para comer um sanduíche que guardei do café da manhã. Depois fomos até o albergue e tinha vaga. Então decidi ficar.
Amanhã já tenho uma reserva no albergue de Zariquiegui. Então, vou sair cedo. É só acordar e caminhar.