quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Jó, Servo de Deus, e seu Caminho

A história de Jó conta as angústias e preocupações de um homem que perdeu tudo o que tinha na vida, mas mesmo assim, não amaldiçoou a Deus. Esta semana estamos orando sobre este livro. E no final da história, Deus o questiona a Jó o porquê de tanta reclamação. Porquê não se reconhecer criatura e se entregar nas mãos do Criador? Caindo em si, Jó aceita a proposta de Deus e é abençoado tendo a sua vida de volta, e muito mais. Assim foi o caminho de Jó e assim também é o nosso caminho. Quando nos esquecemos que somos criados e que Ele nos conhece melhor do que nós mesmos, acabamos vivendo uma vida confusa. Porém, com os olhos em Cristo, que nos leva ao Pai, mesmo a maior confusão parece ter sempre uma saída fácil.

Isso se confirmou em nossa aula de Libras hoje, onde o Pe Wilson nos apresentou o vídeo da vida de um rapaz iraquiano que não tem os braços e se comunica através de sinais com os pés. E, como sempre, o Pe pergunta: "Ele está triste?". Não, respondemos nós, ele vive a sua vida com todos os benefícios que estão ao nosso alcance, dos quais muitas vezes reclamamos. A caminhada de cada um é dizer um humilde "sim" ao nosso Criador, na esperança de um dia vê-lo face a face.

10º dia - Tosantos - Atapuerca

Tosantos - Atapuerca - 26, 1 Km
Realizado - 240,90 Km
Para Santiago - 550,10

Espanha, 16/10/2008 - Quinta-feira

Hoje como todos os outros foi especial, pois encontrei 2 brasileiros, Mario (pai) e Guilherme (filho). Acreditem! São de Curitiba. Fiquei muito feliz por encontrá-los e poder voltar a falar português, sem ter que ficar me esforçando para entender o que me falam. É tudo de bom poder falar com naturalidade, sem ter que pensar. Até isso aprendemos a dar valor...
Hoje foi dia de ver novos rostos, fazer novos amigos.
Aqui é assim, despede-se de uns, porém encontrá-se outros, e nunca estamos sós.
Sinto-me bem e bastante confiante. Estou conseguindo vencer todas as etapas. Cada dia é um novo dia. Assim vivemos por aqui. Um dia de cada vez, seguindo a jornada de pouco em pouco, assim nao fica tao duro.
Saudades, segui aqui o meu caminho.
Tata e Mano eu os amo muito, sinto falta de vocês.
Igor, você é o amor da minha vida. Agradeço a Deus por tê-lo como marido. Te amo.

9º Dia - Grañon - Tosantos

Grañon - Tosantos - 21 Km
Realizado - 214,8 Km
Para Santiago - 576,20 Km
Espanha, 15/10/2008 - Quarta-feira

Este foi um dia especial. Momento de mudar de ciclo. Estou mais forte. As dores estão presente, mas estou mais resistente. Hoje Isidro nos deixou em Belorado, terminou a sua etapa no Caminho. Aqui há muitos espanhóis realizando o caminho, porém a maioria faz em etapas. As pessoas se vão, mas o aprendizado fica. Aqui divide-se vida, inquietudes, alegrias, td. Vive-se de forma muito simples, pq aqui não cabe milindres.
Como em Grañon, Tosantos também é um Hospital de Peregrinos, com isso também guarda toda hospitalidade acolhedora. Neste povoado também desejei estar e viver tudo de especial que trouxe-me. Também compartilhamos a ceia e pela manhã tivemos um pelo café da manhã, td preparado com carinho.
Após a ceia vivemos um momento especial de espiritualdiade. Compartilhamos uma oração na Capela que fica na parte mais alta da casa. O momento foi conduzido pelo hospitaleiro espanhol, que de forma amorosa explicou-nos como tudo aconteceria. Fizemos um breve momento de introspecção, através do silêncio, todos aquietaram suas mentes. Em seguida seguimos um pequeno folheto litúrgico redigido em várias línguas. Cada parte foi rezada em uma língua diferente, conduzida por um peregrino da respectiva nacionalidade. Cada um poderia seguir a oraçao em sua própria língua. A espiritualdiade presente uniu diversas nações em seus diversos idiomas. Diversos povos, unidos por um só Deus. Depois cada um leu, em sua língua, diversas oraçoes e pedidos que foram deixados por peregrinos que passaram por este pueblo. Foi um momento lindo, porque hoje oramos pelos peregrinos que passaram , com seus anseios e agradecimentos. Amanhã serão outros peregrinos que irão orar por nós. Daqui 20 dias nossas orações serão queimadas na Ermita de Tosantos (Igreja construída no alto do morro, encrustrada na Pedra), muito especial.
Cada dia um momento, uma nova vivência. A vida é isto, precisamos viver o agora, pois é o que temos. O passado já era, não podemos mudar. O futuro não sabemos o que será, mas o presente é o que podemos mudar, e sobretudo, viver!!!
Saudades, amo a todos...