domingo, 14 de maio de 2023

Dia 15 - de Moratinos a El Burgo Ranero

Distância: 27 km

Hoje entendi literalmente o significado do termo "Compostela" que quer dizer "Campo de Estrelas". Saímos do albergue às 4h da manhã para poder chegar cedo e ter um lugar no albergue municipal de El Burgo Ranero. 
Quando abri a porta do albergue, vi o céu mais estrelado de toda a minha vida. Tentei tirar uma foto mas não chega nem perto do que era a beleza do campo de estrelas.
Seguimos caminhando com lanternas, eu e Amabel, uma senhora da Argentina que eu havia encontrado já em Zubiri e que havia visto de novo em Moratinos. Antes do sol nascer, já havíamos passado o pueblo de San Nicolas e a enorme cidade de Sahagún, onde tomamos um café.
Depois de Sahagún, o caminho abre em dois no pueblo de Calzada de Coto. A gente seguiu o caminho para El Burgo Ranero, onde chegamos às 10h30. A Amabel caminhou mais rápido e chegou no albergue antes, mas ela acabou seguindo para o próximo pueblo. 
Então, fui almoçar em um restaurante na frente do albergue e conheci a Ronlei, uma senhora da Holanda, que acabou de perder um filho. Me falou de sua história, muito emocionada e que estava fazendo o caminho para tentar reconstruir a vida.
Encontrei um casal de brasileiros, Carlos e Solange, de Salvador. A gente cozinhou Macarrão no almoço e na janta e foi super legal. Depois acendemos a lareira e jogamos conversa fora. Agora a janta já acabou e todo mundo está se preparando para dormir, e eu também, para amanhã mais uma vez acordar e caminhar.