quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Liberdade interior

Hoje o dia foi bastante reflexivo. Tenho descoberto muitos motivos pelos quais estou aqui. Um deles seria minha busca espiritual, que sempre foi muito intensa. Estou feliz, pq minha inquietude espiritual sessou. Tenho sentido muito forte a presença de Deus, que tem me dito muitas coisas e me questionado em muitas coisas, através de td que tenho vivido, através das pessoas que tem deixado suas marcas em mim, em fim...Porém hoje ficou muito claro pra mim que um dos grandes aprendizados é o exercício do desapego. Desapego das coisas, de mim mesma, dos amigos, mas o mais difícil tem sido o desapego em relaçao a minha família.
Há muitos anos tenho procurado viver os ensinamentos de Cristo, através dos exercícios espirituais dos jesuítas. Nesta esporitualidade buscamos, no dia-a-dia, exercer a liberdade interior em relaçao a td: saúde, coisas, pessoas, a nós mesmos. Aqui tenho vivido esta prática na pele. Desapego pessoal foi o primeiro exercício. Temos que sair de nós mesmos para ajudar os outros peregrinos que precisam de nosso apoio; Desapego da saúde, dia-a-dia, nao importa as dores, bolhas, oq ue for, temos que seguir, com alegria interior, que provém do próprio Deus. Agora estou tendo que exercer a liberdade em relaçao as pessoas. nao tem sido fácil. É uma prova dura, pq todos os dias sinto uma saudade que nao cabe em meu peito. Esta é a grande batalha que estou vivendo. Sinto muita falta dos meus amigos, principalmente da minha família, meus filhos. Penso todos os dias e as vezes acho que nao vou aguentar.
Lembro-me de Cristo, que Deus está comigo, e quanto é importante manter minha alegria interior mesmo na saudade. Estou feliz pq Deus tem me permitido viver toda essa experiência. Nao sou mais a mesma, isso tenho certeza.
A magia do caminho está em poder viver no mais puro desapego interior, assim descobrir, na prática, saindo da teoria, que a felicidade tá na simpicidade do dia-a-dia. Isso parece a coisa mais óbvia do mundo, mas o mundo, os egos, os apegos e td mais nos impedem de viver a plena felicidade.
Pensava que era feliz, hoje tenho a mais absoluta certeza...
Nao há como ser o mesmo depois de passar por uma experiência dessas....
Aqui tive que me abandonar completamente em Deus, esperar dia-a-dia Nele....
Cada dia Ele me apresentou um novo jeito de ver as coisas, pensar, me alegrar, compreender o outro...

17º Dia

Burgo Ranero a Arcahueja - 30 km
Realizado - 434,80
Para Santiago - 356,20

Hoje levantamos com um frio como nunca vi. Saímos às 8h15 da manha, com geada nos campos e ao fundo uma paisagem linda: montanhas cobertas de neve. Nevou em Madrid, por aqui o frio é intenso. Hoje tive que segurar um pouco o passo, nao consegui caminhar todo o tempo com Tiago e Julian, pq eles vao em um passo muito forte, na base de 5 Km/h. Para seguí-los tenho que fazer algum esforço, como estou com um pouco de dor no tornozelo esquerdo achei mais prudente, para evitar a tendinite (muito comum entre os peregrinos), pegar mais leve.
Nosso grupo hoje novamente se desfez. Máximo (espanhol) seguiu para Leon, onde termina sua etapa do caminho. Mario (Curitibano pai) e seu filho, Guilherme, ficaram em um povoada antes. Eles sao muito rápidos também, acredito que nos alcancem amanha. Continuamos eu, Tiago (brasileiro médico) e Julian (francês).
Quando chegamos em Arcahueja estávamos bem e pretendíamos seguir para Leon, mais 8 Km, porém chegaria a Ponferrada no domingo, quando preciso chegar na terça, para esperar o Igor. Depois que se passa metade do caminho consegue-se realizar etapas mais longas com maior facilidade. Porém as dores nunca nos deixam.....
As saudades sao constantes, isto é o mais difícil do caminho...