terça-feira, 28 de outubro de 2008

Cruz de Ferro



Recados:
1 - Cristiane, nesta bandeira está tua medalha, com ela minhas oraçoes para que vc encontre seu caminho, que tenho certeza que é um caminho de felicidade. Continue confiando em Deus amiga, tenho certeza que vc encontrará o busca, será muito mais feliz do que já foi até aqui.
2 - Mari e Ericson - todos os dias lembro de vocês. Tem sido muito útil a calça da Mari que tem me aquecido e a faixa de orelha que tem trazido conforto durante o caminho. Gente tá muito frio por aqui. Pelas previsoes irei ver neve. Obrigada amigos;
3 - Cris (peregrina) - tenho também lembrado de ti. Todos os lugares por onde passo fico pensando que por aquele chao vc também passou. Deus abencoe teu caminho de luz.
4 - Queridos amigos que tem orado por mim e pela minha família. Obrigada. Tenho sentido muto forte todo o carinho e amor que vem daí.
5 - Tata e Mano, cada passo em direçao a Santiago e a aproximaçao de nosso reencontro. Estou ansiosa por abraçá-los, filhos amados....
6 - Ni, obrigada por ser uma essa presença de segurança para meus passos. A mae se foi, mas deixou esse grande bem para nós 4. Nossa uniao. Amo vc.
7 - Sil - obrigada por ter assumido este papel de ser mae de meus filhos por estes dias. Estou segura de que estao bem com vc.

21º Dia - 27/10/2008



Foncebadón a Molinaseca - 20,2 Km


Realizado - 588,8 Km


Para Santiago - 222,40 Km



(Esquerda para direita - Julian (francês); Tiago (médico brasileiro); Mario (Curitiba pai) e Guilherme (filho))


Este dia foi bastante atípico. Foi o dia que em que me separei dos meus amigos queridos, meus anjos até este dia. Todos sabiam que teria que esperar e tardar uma etapa para poder esperar o Igor em Ponferrada. Enquanto meu grupo seguiria a Ponferrada, neste dia eu pararia em algum pueblo anterior. Entao todos seguimos juntos até a Cruz de Ferro. Este é um lugar muito especial. Nele deixamos todos os pedidos, oraçoes, sonhos, desejos, expectaivas, em fim, toda nossas vidas. Subi a cruz de Ferro com a bandeira do Brasil para deixá-la, entregando meu povo, meus amigos e todos os seus sonhos. Pedi a Deus bençaos para nossa naçao. No dia anterior preparei a bandeira para deixá-la na Cruz e costurei na bandeira a medalha de Santo Expedito que minha amiga Cristiane (amiga do trabalho) pediu para entregar no caminho. Senti uma emoçao muito grande, pq fiquei pensando naquele monte de pedras deixadas por todos os peregrinos que por aqui passaram. Há uma tradiçao que deixá-se na cruz de Ferro uma pedra trazida do país de origem. Eu esqueci a minha, mas deixei a bandeira do Brasil que trouxe.
Quantas vidas aqui trazidas, quantos sonhos, quantos peregrinos com suas vidas mudadas. Foi um momento de entrega. Momento também de desapego, pois foi o último contato que tive com meus amigos anjos.
Segui sozinha um caminho duro, pois descemos mais de 1000m, completamente na vertical, abaixo de chuva, sobre pedras escorregadias. Cheguei a Molinaseca às 14h30. Fui a primeira peregrina a chegar, pois fiz apenas pequena de 20 km. Foi um dia de descanso e expectativa para a chegada do Igor.

20º Dia - 26/10/2008

Astorga - Foncebadón - 27 Km

Realizado - 524,80 Km

Para Santiago - 266,20



Este foi um dia muito especial, pois nesta etapa enfrentaria os perros (cahorros) do caminho. Eheheh. Em muitos livros que li relatavam fatos ocorridos com peregrinos ao se depararem com os cachorros que existiam nesta regiao do caminho. Falei para todos os meus amigos peregrinos sobre meu temor dos perros, entao foi uma expectativa para todos, chegar a Foncebadon. Esteé um pueblo que está ressurgindo. Há muito tempo estava abandonado, apenas restavam ruínas, sendo refúgio apenas para perros sem dono. Entao segui meu caminho de Astorga a Foncebadón, cheia de expectativa e um pouco de temor. Segui sozinha o caminho todo. Nada de perros, a nao ser um sedento por água, quase a beira de sucumbir. O cachorro branco, grande, até bonito, mas descia a ladeira com a língua na pata. Parecia que nao tomava água a dias. Foi um dia feliz pois recebi uma força divina, muito além das minha expectativas. Este dia iniciei com dor de garganta, resfriada, com dores no joelho, quadril e nas bolhas. Pra falar a verdade nao havia um lugar em meu corpo que nao doesse. Estava meio tristonha por estar sola, já começa a andar como um rato (como dizia meu amigo peregrino Máximo), quando comecei a pensar em Jesus. Foi o máximo. Muito especial, pq comecei a contemplar Jesus peregrino, como foi sua vida, seus desafios, em fim. Entao lembrei-me de Jesus sofredor, que nao maldice suas dores, tao pouco suas chagas, que nao se entregou. Foi entao que me ocorreu que em meu seguimento a pessoa de Jesus sempre busquei o Jesus misericordiosos, buscava isso pra mim. Jesus bom, buscava isso pra minha vida. Jesus acolhedor, buscava também ser assim. Em fim, mas nunca busquei viver o Jesus sofredor. Afinal, quem na vida quer sofrer? Foi entao que veio em mim muito forte poder assumir meu sofrimento físico com coragem, sem reclamar, sem esmorecer, mas viver td com coragem. Gente, nao sei explicar, mas quanto mais desejava também seguir a Crsito no sofrimento, mais Ele se manifestava para mim, mais forças tinha, mais rápido caminhava. As dores, a gripe, o desânimo nao mais me impediam de seguir com coragem. Foi um momento muito especial para mim, pq muito mais do que seguir a Cristo naquilo que viveu de bom, o grande desafio é podermos ter coragem de erguer nossas cabeças quando pensamos que nao temos mais forças. É no sofrimento que mais podemos manifestar o Cristo que está em nós. Pode parecer loucura, porém senti-me muito feliz por poder seguir a Cristo em meu pequeno sofrimento, nada comparado ao que Ele viveu, e viveu com muita, muita coragem.

Poder viver a alegria interior mesmo quando nao está bem fisicamente é uma experiência especial.

Deus, obrigada por estar manifestando seu amor todos os dias, em todas as horas e momentos.