quinta-feira, 18 de maio de 2023

Dia 19 - De Murias de Rechivalgo à Foncebadon

Distância: 20,8 km

Hoje foi o dia mais frio que eu já tive desde que cheguei no caminho. Minhas mãos doíam de frio e tive de guardá-las no bolso pra não congelar. Mas logo saiu o sol e tudo começou a esquentar. Mais uma hora caminhando e lá pelas 8h30 da manhã já estava sem casaco mesmo.
Parei para tomar café no simpático pueblo de Santa Catalina de Somoza, onde conheci o Jaime, um português de 56 anos que me contou tudo sobre a sua vida. Ele estava tão entusiasmado que não parava de gritar enquanto falava... ele acabou ficando em um banco na beira da estrada para descansar e eu segui o caminho.
Passamos por El Ganso e em seguida por Rabanal del Camino. Um pueblo muito bonito onde parei para descansar um pouco. Segui viagem sempre subindo montanha acima até chegar a Foncebadon. 
A cidade é muito pequena. De acordo com um albergista local ninguém mora lá. Só existem os albergues e as famosas ruínas. 
No entanto, não encontrei nenhum cachorro bravo, como dizia Paulo Coelho em um de seus livros. Mesmo chegando ao meio-dia e meia ainda consegui vaga no albergue paroquial.
Depois tivemos uma agradável co versa sobre cristianismo com um grupo de amigos do albergue. Mais tarde, fui jantar com um grupo que havia conhecido em Léon e agora já estou pronto para dormir novamente. Amanhã é acordar e caminhar...