quarta-feira, 17 de maio de 2023

Dia 18 - De San Martin a Murias de Rechivaldo

Distância: 29,6 km

Acordei antes das 6h e fui preparar um café gostoso com um sanduíche que eu havia feito. Saí com o nascer do sol, fazia muito frio. Tenho caminhado sozinho todos os dias, apesar de conhecer muita gente nos albergues, não tenho mais um grupo que caminha comigo. Sigo sempre sozinho.
E hoje encontrei um simpático casal de Alberta: Tod e sua esposa July. Caminhamos juntos até Hospital de Órbigo e a prosa foi tão agradável que nem vimos a distância passar. Eles ficaram em um bar e eu segui viagem em direção à Astorga, passando por diversos pueblos. 
A geografia agora começa a ficar diferente. Já estamos subindo as primeiras colinas de Léon para nos despedirmos desta província e mais tarde chegarmos a Galícia.
No meio do caminho havia um lugar tão tranquilo que eu tive de parar e sentar ao pé de uma árvore pra curtir o silêncio. 
Curti por mais ou menos meia-hora e dormi não sei por quanto mais de tempo. Acordei quando estava passando a Karen, do Brasil. Segui com ela até Astorga onde ela ficou em seu albergue e eu segui para Murias, meu destino final, sozinho.
Astorga é uma cidade grande e fiquei impressionado com o Castelo de Gaudi (homenagem ao arquiteto catalão Antônio Gaudi) e com a catedral.
Fiz oração em uma pequena mas simpática capela ao lado da catedral antes de seguir viagem.
Chegando aqui encontrei o albergue De Las Águeda, muito acolhedor, com o hospitaleiro Juan e os voluntários Rodrigo (brasileiro) e Carme (galega). 
Lavei roupa e descansei bastante! Jantamos juntos uma paella vegetariana e agora vamos dormir, para amanhã acordar e caminhar.

Dia 18 - Peças de um Quebra-cabeça

Meu caminho tem sido como um quebra-cabeças, onde tenho juntado várias peças em cada etapa. Seguem algumas que já juntei:
- Frágil eu sou, frágil é a vida e os relacionamentos. Tudo isso precisa de cuidado, de carinho: eu, a vida e os relacionamentos (inspiração recebida durante a subida do Alto del Perdón)
- "Não há maior amor do que aquele que dá a vida pelos seus amigos", diz Jesus. A vida pode ser dada de uma vez ou em gotas, a cada dia. Não importa. A vida existe para ser dada. (Sermão na missa em Carrión de Los Condes)
- Quando se dorme nos beliches, não existem ricos ou pobres, todos são iguais. Assim como deveria ser o mundo (um senhor que me serviu um café em Reliegos)
- O coração garante a quantidade de vida, mas a cabeça te dá a qualidade de vida (vendedor de livros em San Martin del Camino)
- Você já fez por mim muito mais do que pode imaginar... (Josefino, um Senhor que caminhava lentamente, depois que eu parei para conversar com ele e perguntei no final se havia alguma coisa que eu poderia fazer...)

- "Vou sendo livre a cada passo, vou sendo o que tenho que ser..." (antiga canção cursilhista que não me sai da cabeça)