quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Fotos

A galera de peregrinos chegando neste dia
Aqui nossos amigos peregrinos queridos...
Aqui foi na chegada a cidade



Olha só a alegria da criatura, ehehehe.



Eu e Igor muito felizes




Igor no Caminho

Vejam, eu disse para todos que nao havia expectativa nenhuma de minha parte quando estava vindo a Espanha, apenas acompanhar a Cris e ajudar a realizar o sonho que ela tanto almejava. Mas o Caminho é uma combinaçao de vários elementos que permitem que você tenha uma profunda reflexao de você mesmo: o tempo enorme que a gente passa pensando na vida, mais as condiçoes de paisagem, temperatura e também a maravilhosa hospitalidade da maioria das pessoas daqui e dos peregrinos e também a simplicidade da vida de caminhante. Por isso, vou compartilhar algumas conclusoes.
A experiência do Caminho reforça tudo aquilo que a gente já vive ou tenta viver na nossa vida concreta, mas por aqui as experiências que temos sao muito intensas e marcantes. Eu fiquei pouco tempo por aqui, como se entrasse em um retiro do Cursilho na sexta e saísse no sàbado de manha, como a Cris já disse, mas me surpreendi com muita coisa que me aconteceu e muitas decisoes que tomei ou que ainda vou tomar. Vi muitas pessoas se ajudando em coisas simples que em nosso dia-a-dia parecem nao fazer diferença, mas realmente fazem, como dar um apoio ou uma mensagem de animo para todos, até mesmo carregar a mochila de alguém que nao tem mais condiçoes de caminhar. Compartilhar coisas, comida, roupa, tudo o que temos, que é pouco, mas que pode fazer diferença na vida de todos. Ontem na saída de Arzúa um carinha americano queimou sua própria camisa enquanto tentava secar no calefador, e quando estávamos pegando a estrada, vi a cara do sujeito e a camisa queimada e nao sei o que me deu, mas nao pude resistir e dei uma de minhas camisas para ele. O problema é que, só depois que estávamos na estrada é que percebi que nunca mais poderia ver o cara na vida. Assim, entendo que é uma perfeita entrega sem esperar nem que ele me escreva um e-mail de agradecimento, ou seja, nada em troca. Apenas vi o cara e dei o que podia. Ganhei dele um grande sorriso. Nao quero que entendam que estou me engrandecendo, mas quando descobri na carne esta sensaçao, vi que ela realmente vale a pena. Eu sempre ficava esperando pelo menos um obrigado de todos, mas nao querer receber realmente nada em troca é muito mais do que eu imaginava que podia fazer, mas fiz.
Outro ponto muito importante foi a imensa comunhao entre os peregrinos do caminho. Todos nos encontravamos e separavamos, sem ter muita certeza se iriamos nos encontrar de novo. Quando chegamos a Santiago, a sensaçao de despedida é estranha, pois desta vez realmente percebemos que nao iremos nos rever logo. Mas mesmo assim, todos se ajudam e sorriem. Esta sensaçao se confirmou na Comunhao dentro da Catedral de Santiago, onde pude contemplar os peregrinos de vários paises que caminharam comigo e trocaram suas experiencias, agora na fila da Eucaristia. Vejam: de várias raças e países diferentes, mas na mesma fila da comunhao... Quando estamos lá somos todos um só povo em Cristo.
E por último, fica o meu imenso orgulho pela Cris, que realizou junto comigo este sonho maravilhoso. Ficam as lembranças de vê-la emocionada lendo os comentários de todos e escrevendo as postagens, e fica a certeza de que Deus me deu realmente um grande presente para eu me alegrar e cuidar com carinho. Agora, tenho certeza que somos um só e muita coisa vai ficar bem melhor em nossa família...

Ontem, a caminho do Monte do Gozo, tive pela primeira vez o sentimento de força pelas alavancas que estávamos lendo de todos (postagens), e que também me deixaram muito emocionado. Novamente, digo para todos. As oraçoes e comentarios que recebemos foram muito importantes e nos impulsionaram ao final. Por isso, remetendo ao Cursilho, nao deixemos de orar por todos, pois isso funciona mesmo!!! Nao podemos deixar de orar.

E o recado que eu escutava o tempo inteiro, em vários idiomas, em Santiago, e também que já havia escutado em meu casamento, no Cursilho, etc e tal: "Termina agora o retiro, agora começa a tua missao..."

Gracias meu Señor Santiago
a vosos pes me tés xa
Sé queres tirar`m a vida
Pódesma, Señor, tirar
porque morrerei contento
N´esta santa Catedral

Que Deus abençoe a todos, nos vemos no Brasil.

Beijos
Igor Schultz

30º dia - 05/11/2008 - SANTIAGO


Monte do Gozo a Santiago - 4,8km
Realizado - 770,20 Km (nem acredito, eheheheh)
Chegamos a Santiago

Como estávamos muito próximos da chegada resolvemos que levantaríamos mais tarde. Afinal merecemos. Foi um amanhecer diferente para mim (Igor depois irá escrever como se sentiu). Como havia desejado, o dia amanheceu claro, com um sol digno de um dia especial como este. Levantei que nao cabia dentro de mim de tanta felicidade. Uma alegria interior incapaz de explicar. Alívio por saber que fianlmente consegui encontrar o vim buscar. Consegui superar meu pior inimigo, que era eu mesma. Na verdade quem sempre boicotou meus sonho fui eu mesma, que nao acreditava que era capaz. Descobri uma outra Cris, muito diferente do podia imaginar. Mais do que ter determinaçao precisei encontrar no meu mais profundo ser o que tinha de melhor, crer que sou capaz de realizar qualquer coisa, desde que esteja na presença de Deus. Como havia dito na postagem anterior entrei cantando Decolores. Estavámos com um grupo de amigos peregrinos. Todos nao cabiam dentro de si. Entramos na praça maior que se vê a Catedral de Santiago. Imensa em tamanho e capaz de abrigar toda a simplicidades dos peregrinos que se misturavam com grandes grupos de turistas que nos olhavam como se fossemos ET´s. Erámos como parte do que os turistas queriam ver em Santiago. Há uma certa mística em volta dos peregrinos, pois sao a realidade que aparentemente, para os turistas, é incapaz de ser alcançada. Estou muito feliz por viver tudo isso. A entrada a Santiago foi como viver uma saída de Cursilho de forma potencializada.
Agora a tarde resolvemos nossas pendências para voltar para casa. Chegaremos mesmo dia 08/11, com muitas saudades. Queremos poder ver a todos e contar um pouco do que vivemos.
Seguimos nosso caminho, sempre, sempre, com passos firmes de quem sabe onde que chegar....
ULTREYA