quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Liberdade interior

Hoje o dia foi bastante reflexivo. Tenho descoberto muitos motivos pelos quais estou aqui. Um deles seria minha busca espiritual, que sempre foi muito intensa. Estou feliz, pq minha inquietude espiritual sessou. Tenho sentido muito forte a presença de Deus, que tem me dito muitas coisas e me questionado em muitas coisas, através de td que tenho vivido, através das pessoas que tem deixado suas marcas em mim, em fim...Porém hoje ficou muito claro pra mim que um dos grandes aprendizados é o exercício do desapego. Desapego das coisas, de mim mesma, dos amigos, mas o mais difícil tem sido o desapego em relaçao a minha família.
Há muitos anos tenho procurado viver os ensinamentos de Cristo, através dos exercícios espirituais dos jesuítas. Nesta esporitualidade buscamos, no dia-a-dia, exercer a liberdade interior em relaçao a td: saúde, coisas, pessoas, a nós mesmos. Aqui tenho vivido esta prática na pele. Desapego pessoal foi o primeiro exercício. Temos que sair de nós mesmos para ajudar os outros peregrinos que precisam de nosso apoio; Desapego da saúde, dia-a-dia, nao importa as dores, bolhas, oq ue for, temos que seguir, com alegria interior, que provém do próprio Deus. Agora estou tendo que exercer a liberdade em relaçao as pessoas. nao tem sido fácil. É uma prova dura, pq todos os dias sinto uma saudade que nao cabe em meu peito. Esta é a grande batalha que estou vivendo. Sinto muita falta dos meus amigos, principalmente da minha família, meus filhos. Penso todos os dias e as vezes acho que nao vou aguentar.
Lembro-me de Cristo, que Deus está comigo, e quanto é importante manter minha alegria interior mesmo na saudade. Estou feliz pq Deus tem me permitido viver toda essa experiência. Nao sou mais a mesma, isso tenho certeza.
A magia do caminho está em poder viver no mais puro desapego interior, assim descobrir, na prática, saindo da teoria, que a felicidade tá na simpicidade do dia-a-dia. Isso parece a coisa mais óbvia do mundo, mas o mundo, os egos, os apegos e td mais nos impedem de viver a plena felicidade.
Pensava que era feliz, hoje tenho a mais absoluta certeza...
Nao há como ser o mesmo depois de passar por uma experiência dessas....
Aqui tive que me abandonar completamente em Deus, esperar dia-a-dia Nele....
Cada dia Ele me apresentou um novo jeito de ver as coisas, pensar, me alegrar, compreender o outro...

4 comentários:

Unknown disse...

O caminho é único e pessoal, só quem passa por essa experiência pode ter uma pequena noção das palavras que mostram sentimentos tão nobres, quanto aos que acabo de ler... Fiquei emocionada, pois ficava aqui rezando para que Tiago lhe mostrasse o que precisava ver, lhe ensinasse o que precisava aprender. Nada do que eu falasse, ou fale sobre o caminho é compreendido de forma completa por quem não faz parte dele da forma como agora você faz... É tão íntimo e profundo que muitas vezes tive medo de falar e profanar meus mais belos sentimentos pelo caminho... tenho certeza que sabe do que estou falando... Bem vinda ao renascimento, a vida nova e abundante... bem vinda a alegria de perceber que não precisamos de nada, que não precisamos nos preocupar com nada, que Nosso Pai sabe do que precisamos muito antes de pedirmos, que nossas ansiendades são vãs, que a vida é muito simples...basta acreditar, basta confiar e seguir os caminhos de Jesus, esse é o verdadeiro caminho da felicidade, você vive um pedaço do céu... bem vinda peregrina para sempre pelas trilhas da vida, dessa bela vida... Que tenhamos força pata levar os ensinamentos a cada vez mais e mais pessoas, para que elas também sintam tanta vida... tanta alegria... tanto amor...Buen Camino! beijo grande... suerte!!

Ellen disse...

Oi Amiga! Passando pra te deixar um beijo e nao deixar vc esquecer que estou contigo neste caminho, rezando, rezando e rezando.
Ellen

Vivi disse...

Amiga querida, quanta saudade... Nos nossos caminhos por aqui com dificuldades, alegrias e correrias estamos sempre pensando, lembrando e falando em vc... Isso me faz ter a certeza de que estamos aí com vc da mesma forma que vc está se fazendo presente conosco... Temos mto orgulho de vc...

Pra vc minhas orações e o melhor sentimento do meu coração..

Amigos em Cristo são amigos pra sempre...
Vivi

Igor Schultz disse...

Oi, Amor

Por aqui a saudade é muito grande também, e agora que está chegando a hora o tempo parece que demora pra passar, mas isso também é parte da jornada. Ontem cheguei até a ficar com medo pensando no que vai acontecer comigo quando eu chegar aí (eheh). Esta semana está muito corrida (última antes das férias) e por isso estou muito angustiado, mas Deus também tem me mostrado coisas e aberto portas que eu nem imaginava que podia abrir. E faço tudo inspirado em você, porque te amo.

Beijo grande e a Paz no seu coração
Igor Schultz