quarta-feira, 24 de maio de 2023

Dia 26 - De Ferreiros a Airexe

Distância: 27 km

Ontem estávamos esperando que chovesse de noite, o tempo ficou bem fechado mas o dia amanheceu e não caiu nem uma gota. A gente havia colocando a roupa na secadora com medo da chuva mas nem precisava, lol!
Saímos devagarinho mas sem tomar café da manhã, na esperança de achar um lugar logo. O problema é que não aparecia lugar nenhum. Seguimos de pueblo em pueblo e tudo estava fechado, ou não oferecia café ou simplesmente não aceitavam que a gente comesse o que tínhamos na mochila, mesmo pedindo um café. Andamos mais de 5 km pra achar um lugar ainda fechado mas com mesas e cadeiras disponíveis e comemos nossos bolinhos que havíamos trazido. 
Logo na saída de nosso albergue encontramos a marca de que faltam 100 km para Santiago. Foi bem legal pois encontramos um local para carimbar a credencial com o logotipo dos 100km!!
Tocamos em frente mais uma hora e pouco, sempre descendo, até chegar na bela cidade de Portomarin. A gente entra na cidade atravessando a enorme ponte sobre o rio Miño. 
Em seguida já somos recebidos por uma escadaria gigante. Aproveitamos para passar na farmácia e encontramos um grupo de brasileiros que dividiu uma mesa com a gente enquanto almoçávamos. 
Nos divertimos muito com eles e foi um tempo bem legal. Saindo da cidade, atravessamos o rio de volta e subimos, subimos, e subimos até o topo de uma trilha onde a Cris e eu resolvemos cada um caminhar a seu ritmo. 
Nós encontramos mais adiante e seguimos juntos até Gonzar, de onde seguimos sozinhos novamente até Airexe (se pronuncia Aireje). Uma trilha cheia de árvores cobrindo o caminho. E um dia de reencontros com gente que não falava desde muitas semanas. Nosso jantar foi maravilhoso com vinho e cerveja e agora estamos prontos para o soninho merecido. E amanhã é só acordar e caminhar, com passos firmes de quem sabe onde quer chegar!

Nenhum comentário: