quinta-feira, 27 de abril de 2023

Último dia antes da viagem


Tudo está preparado. Mochilas, roupas, acessórios, passagens, tudo. Amanhã é o dia de pegar o avião e viver novamente esta experiência, mas desta vez desde o início do Caminho Francês. O vôo sai de Montréal às 18h e devo chegar à Saint Jean Pied-de-Port dia 29 no início da noite.

Ainda continuo sem expectativas sobre esta viagem. No entanto, estive na missa no domingo passado e esta foi a minha última missa antes de viajar. E adivinha só qual foi o Evangelho? Sobre os discípulos de Emaús. Esta passagem bíblica conta a história de dois discípulos que viajavam de volta pra casa depois de terem acreditado em Cristo e ter visto Ele ser crucificado. Claro que os dois estavam decepcionados e sem entender nada do que havia acontecido. No entanto, Jesus aparece e caminha junto com eles, fala com eles, fica o dia inteiro com eles, mas eles só se tocam que era Ele quando estão jantando e Jesus parte o pão.

Assim, durante esta missa, meu coração manifestou um desejo. Que eu possa reconhecer Cristo caminhando comigo: o Amor em pessoa. Não sei como ele vai se manifestar, mas sei que pode ser de qualquer jeito, através das pessoas que cruzarem o caminho ou mesmo de outras situações. Jesus vai estar caminhando comigo. Não vou estar tão só.

Nesta última semana, é claro que o trabalho e os estudos me forçaram a uma rotina super agitada e ainda não caiu a ficha do que eu estou fazendo. Pela primeira vez depois de muito tive tempo de sentar e escrever. Amanhã reviso as coisas na mochila e parto. E já começa a dar saudade, muita saudade da família, e eu ainda nem parti. É agora que a ficha está caindo... mesmo antes de começar a caminhar já vou pedir, como os discípulos de nossa história anterior: "Fica conosco, Senhor"...

Outra coisa que me lembro para este Caminho é uma frase de Pe Réjan em nossa missa de envio dos Peregrinos: "O imprevisto faz parte do caminho". Sobre isso, tenho muitas coisas que sei que não preparei como deveria e nem o meu espírito está pronto, mas quero abraçar este "imprevisto" com um desejo muito grande e conhecer o que vai acontecer. O mais interessante é a ânsia que é criada pela certeza simples de que o "imprevisto" vai acontecer. Isso não acontece sempre na minha vida porque tudo é sempre bem previsto. Esta é portanto uma sensação interessante.

E hoje recebi também muitas mensagens de amigos me desejando boa viagem e tive até alguns encontros em pessoa. Levo todos em meu coração e sinto já como se fosse Jesus caminhando comigo.

Bem, vamos dormir agora com tudo isso no coração e amanhã é o grande dia... Acordar e caminhar.

Nenhum comentário: