domingo, 12 de outubro de 2008

6º Dia - Torres del Rio - Logroño



Torres del Rio a Logroño - 20 Km
Realizado - 138,5 Km
Para Santiago - 652,50



Espanha, 12/10/2008 (Domingo)



Hoje foi um dia especial. Senti muita consolaçao. Passei o dia muito bem. Andando com passos firmes de quem sabe onde quer chegar. Somente eu e Isidro, sempre encontrando nossos amigos peregrinos. O nosso grupo inicial está se desfazendo aos pouco. Tico, o peruano ficou em Torres del Rio se recuperando de uma tendinite, Tiago (brasileiro), Paco (espanhol), Jorge (espanhol) e um francês (Julian) seguiram em frente e Isidro (espanhol) seguiu comigo. Isidro meio que me adotou. Não quer me deixar sozinha, está sempre me cuidando. Ele está vivendo uma etapa importante em sua vida, um de seus propósitos no caminho, que é parar de fumar. Depois que leu o livro, no qual falei na postagem anterior, abandonou o livro com o maço de cigarro junto. Hoje passou o dia mareado, tentando vencer a vontade. É um guerreiro, hoje foi seu segundo dia sem fumar. Como disse, o grupo incial aos poucos está se dissipando. Hoje chegamos todos no mesmo albergue, nos encontramos, e como sempre é uma alegria. Porém, Jorge, um dos espanhóis, deixou o grupo e seguiu uma etapa a frente. Assim seguimos cada um com seu caminho, seu ritmo.

Durante o caminho eu e Isidro conversmos sobre nossas vidas. Dividimos histórias, fé, rimos muitos, foi bem legal. Ele vive em um povoado próximo de Logroño e sua esposa hoje veio visitá-lo no albergue. Ele ficou muito contente. Esta é uma vantagem de morar perto do caminho, pode matar as saudades da família.

Falamos bastante de religião. Isidro disse-me hoje que descobriu algo importante. Disse-me comigo descobriu que não pode ficar pré-julgando as pessoas por sua religião. Disse que não gostava de Católicos. Para ele, se eu tivesse dito que eu era católico já teria se afastava, pois em sua concepção inicial Católico não prestava. Disse-me que descobriu no caminho que o Catolicismo também tem gente boa e também leva para Deus. Assim como tem em qualquer religião. Este fato pode parecer simples, mas Isidro é a mostra da falência da credibilidade do Catolicismo aqui na Europa. Tenho observado isso por aqui, falarei disso em outra postagem.

As descobertas aqui sao especiais. Aqui se vive dia-a-dia o que Jesus ensinou: humildade (nao temos nada, nao queremos nada, solamente compartilhamos); paciência (pois só nos resta caminhar); amor (tratamos uns dos outros sem esperar nada), em fim, Deus está muito presente por aqui.

É isso aí. Amanhã se conseguir conto mais


11 comentários:

Jana disse...

Amiga querida, acabei de chegar do Cursilho e de comer aquela pizza padrão. Queria te falar que o Cursilho foi maravilhoso (O Pe. Renné estava conosco) como não poderia de ser, espírito santo + alavanca = chuva de graças. Você fez muita falta e foi muito lembrada por todas nós. Até nos papos da madrugada. Tomara que tenha recebido nossa energia positiva. Grande beijo... vou dormir... Te amo amiga.

Unknown disse...

Hola, que tal? Sinto um misto de alegria e de saudade... como é bom ver seu caminho de luz... as experiências, os amigos, a partilha... ahhh como é bom ver o amor se espalhando cada vez mais pelo grande caminho que é a vida... essa terra impregnada em nossos pés para sempre... Cris, agora sabe que pode, que é capaz de qualquer coisa... que nada, nada pode te abalar, porque Jesus Cristo caminho contigo... ahhh se as pessoas, se todas as pessoas do mundo pudessem viver esse amor... o reino de Deus é isso, e está acontecendo aqui e agora, para aqueles, como você, que vivem a alegria da vida... grande beijo no coração... suerte!!!! ultreya peregrina... buen camino!!!!

Luiz e Luciane Augusto disse...

Oi, Cris,
Tô enviando o Salmo 120 - Salmo das Peregrinações:

1 Elevo os meus olhos para os montes; de onde me vem o socorro?

2 O meu socorro vem do Senhor, que fez os céus e a terra.

3 Não deixará vacilar o teu pé; aquele que te guarda não dormitará.

4 Eis que não dormitará nem dormirá aquele que guarda a Israel.

5 O Senhor é quem te guarda; o Senhor é a tua sombra à tua mão direita.

6 De dia o sol não te ferirá, nem a lua de noite.

7 O Senhor te guardará de todo o mal; ele guardará a tua vida.

8 O Senhor guardará a tua saída e a tua entrada, desde agora e para sempre.

Estamos vigilantes e orantes, ok?

Bjão,
Luiz e Lú.

Rose Saran disse...

CRIS....hoje cantei essa música em especial pra voce...
Cubra-me com seu manto de amor
Guarda-me na paz desse olhar
Cura-me as feridas
e a dor me faz suportar!Que as pedras do meu caminho, meus pés suportem a pisar, mesmo ferido de espinhos me ajude a passar, se ficaram mágoas em mim...MÃE...tira do meu coração e a queles que eu fiz sofrer peço perdão!!! Se eu curvar meu corpo na dor, me alivia o peso da cruz...Interceda por mim, MINHA MÃE junto a JESUS!!!Nossa Senhora,
Cuida do meu coração
Da minha vida...
Do meu destino...
Do meu caminho...
Cuida de MIM!!! Nossa Senhora me de a Mão!!! Fomos ao encerramento do cursilho...estava lindo como sempre....Bjos. Kaka/Rose Saran.

Igor Schultz disse...

Oi, Amor

Estamos revendo o Princípio e Fundamento nesta semana aqui no EVC e este poema abaixo diz respeito a isso...

"Polvo, barro, sol y lluvia
Es el camino de Santiago
Millares de peregrinos
Y mas de un millar de años.

Peregrino ¿quién te llama?
¿qué fuerza oculta te atrae?
Ni el camino de las estrellas
Ni las grandes catedrales.

No es la bravura navarra
Ni el vino de los Riojanos
Ni los mariscos gallegos
Ni los campos castellanos.

Peregrino ¿quién te llama?
¿qué fuerza oculta te atrae?
Ni las gentes del camino
Ni las costumbres rurales.

Ni es la historia y la cultura
Ni el gallo de la Calzada
Ni el Palacio de Gaudí
Ni el castillo de Ponferrada.

Todo lo veo al pasar
Y es un gozo verlo todo
Más la voz que a mi me llama
Lo siento mucho mas hondo.

La fuerza que a mi empuja
La fuerza que a mi me atrae
No se explicarla ni yo
Solo el de arriba lo sabe"

Te amo muito, viu???

Igor Schultz

Unknown disse...

Oi Cris!!!
O que te dizer, né? Estou mto feliz em ter acessado seu blog, e viver um pedacinho do que vc está vivendo. Admiro sua determinação e sua fé incríveis. Olha minha amiga, estarei orando por você, para que cada km que você fizer só te fortaleça mais e mais. E que você realmente consiga chegar ao fim desta caminhada, mas que não desista nunca da caminhada em direção a Cristo, que é o objetivo de todos nós. Um Abração. Que Deus esteja contigo minha amiga!!

Unknown disse...

Oi Cris,

que linda sua caminhada... Hoje ainda comentava: somos todos peregrinos e que maravilhoso é descobrir a sacralidade de cada passo, de cada etapa.
De agora em diante sigo com você, sempre vou entrar aqui para ler seus escritos e saber - saber de saborear... Um abraço Olinda Guedes

Flávia disse...

Cris, aqui Flavia, eh que estou sem computador e estou usando o do Fa esses dias. Li tudo que estava atrasado hoje. A impressa que nos passa eh que esta sendo maravilhoso mesmo com todas as dificuldades. Desejo que sigas com alegria. Teve um momento no cursilho que senti muito sua presenca na hora da queima das alavancas vi vc e o Pe. Dionisio muito presentes...era so isso que queria falar... beijos e forca.

karimxavier disse...

cris

tenho te acompanhado por aqui...
Que Deus te guie sempre.
Beijo
KArim

Janete disse...

Oi, Cris!
A Cassia me deu o endereço do teu blog. Vim visitá-lo e adorei! Olha, não precisa me responder, mas quero que você saiba que estou aqui torcendo para você fazer o caminho com muito garra!
Se puder faça uma oração por mim. Estou precisando...
Um grande abraço!
Janete da Feneis e da Pós.

Luiz e Luciane Augusto disse...

Cris, estamos ansiosos esperando novas notícias. Que Deus te abençôe e ilumine teus passos!!!
Lú e Luiz.