segunda-feira, 3 de novembro de 2008

28º Dia - 03/11/2008





Casa Nova a Arzuá - 22,5 Km
Realizado - 732,90 Km
Para Santiago - 37,30Km

Realmente nao acredito. Olho para trás e nao creio que realizei tantos Kms. Estou muito feliz. Disse para Igor que tudo que esperei no caminho realizei, muito mais, muito mais do que esperava. Hoje o dia foi chuvoso,também nos molhamos tudo, mas o Espírito tá tao em paz que nao há tristeza. Há uma indiferença interior tao grande que simplesmente nao desejamos mais sol do que chuva. Apenas caminhamos. Seguimos o dia com um jovem casal de Italianos (Cristina e David) que conheci desde o 1º dia de minha caminhada, porém há uns 3 dias estamos mais próximos, nos conhecendo mais, e dividindo um pouco mais o caminho. Encontramos mais um brasileiro, de Sao Paulo, um senhor chamado Paulo, aposentado, que está tao encantado com o caminho que disse que nao tem desejo de retornar para o Brasil. Esta fazendo etapas bastante curtas para curtir bem o caminho.
Igor estava mais aquietado que ontem, mais feliz. Isso também aquietou meu coraçao. Creio que haverá um tempo para o Igor voltar para o caminho e viver de forma mais plena.
Gente é impressionante como identifico o Cursilho no caminho. Tudo, tudo que vivemos no retiro tem haver com que se vive aqui. A diferença está que no Cursilho, apesar de ser uma experiência forte, ouvimos pessoas falando as coisas e mostrando o caminho. Aqui a vivência é intensa pq vai descobrindo no silêncio do caminho, na vivência da partilha, o caminho que te leva a Deus, a vc mesmo e ao outro. Comentei com o Igor que nao há como explicar, assim como falamos no Cursilho, pq tem que ser vivido.
Hoje, enquanto planejava as paradas do dia, lendo o guia do caminho que a Cris (amiga peregrina) me emprestou, li o que a Cris escreveu quando estava chegando a Santiago. Fiquei tao emocionada com seu relato, pq sinto na pele cada palavra relatada por ela. Talvez se tivesse lido isso antes de vivenciar o caminho nao teria o entendido com tanta força. Ao final do relato a Cris (amiga peregrina) disse: "Deus obrigada por permitir-me viver. Obrigada por permitir-me viver intensamente". É tudo de bom poder saber que há pessoas que passam por aqui e podem mudar suas vidas, de forma que possam viver com maior felicidade, pois descobrem o verdadeiro sentido da vida.
Amanha será meu último dia de caminhada forte. Faremos 32,3 km, para chegar ao Monte do Gozo, ponto em que faltam apenas 5 km para Santiago e se pode ver a Catedral. Isso me trás uma mistura de sentimentos, alegria por estar chegando, tristeza por ter que deixar a todos que conheci, ao caminho que ensinou a ser mais feliz e simples, porém muita alegria por estar próximo de reencontrar meus filhos amados.
Sou grata a Deus por tudo isso. Pelos meus amigos amados que me escrevem palavras tao doces e cheias de carinho. Palavras que me mantiveram forte, que me incentivaram, que me ajudaram a aprender um pouco mais de tudo isso. Leio a cada postagem com emoçao....Obrigada a todos....
Santiago aí vamos nós......TODOS NÓS.....
ULTREYA

6 comentários:

Rose Saran disse...

Cris...estou no meu trabalho,e nao me contive...por isso qdo chegar aqui, depois de tudo se acalmar, preciso conversar com voce, pois nesta sua caminhada tomei a decisão,que tambem irei...Pq sua determinação, sua coragem, sua felicidade nos contagiou,alias a Kaka tambem vai...Obrigada por ter nos dado essa oportunidade de lhe acompanhar,passo a passo realmente foi dia a dia,pedindo a DEUS que iluminasse seu caminho, e qdo formassem bolhas,pedia pra ELE te carregar no colo...Estamos muito feliz por você...Beijos no seu coração.Kaka/Rose Saran.

Igor Schultz disse...

mamãe estou com saudades e contando os dias para nos encontrar mos.quero ver fotos de vc e do papai juntos bjs mano

Unknown disse...

Cris, não pude conter as lágrimas... vc lendo esse relato aí, tão perto, como se eu pudesse estar aí novamente, vivendo tudo de novo... e vc sabe quão grande é meu desejo de voltar... as teias que Deus tece em nossas vidas são delicados laços formados para nos dar a força, a alegria e o carinho para seguir o caminho... obrigada menina... não tem noção do bem que fez... mais um poquinho e entrará pela praça do Obradoiro... grande, enorme, gigante, beijo para vcs... Que Tiago os proteja e os guarde... Ultreya!!!!!!!

Unknown disse...

Olá Cris e Igor... que lindo caminho... posso ver a linda imagem de Santiago de Compostela em meu coração... tudo, desde a catedral, as ruelas... o túmulo do apóstolo... e vejo também vocês... quase chegando, chegando e abençoando e sendo bençãos. Meu carinho!

Luiz e Luciane Augusto disse...

E o sonho está quase realizado... Falta pouco, muito pouco mesmo. Depois de tantas bolhas, cansaço... porém muito aprendizado. Esperamos ansiosos pela sua chegada. Precisamos que você partilhe conosco tamanha alegria e experiência. Ultreya meus amigos. Cristo conta com vocês!!!

Lú e Luiz.

MP e Vivi disse...

Olá querida Cris, vc comentou em seu último relato que lê as postagens com emoção, já nós, daqui do outro lado, falo por mim mas creio ser o sentimento de quase todos que lhe escrevem, temos o sentimento, a sensação de estar contigo, lado a lado neste caminho, tamanha a riqueza de detalhes com a qual vc descreve cada passo desta sua peregrinação. Sabe Cris, esta não é minha religião, não entendo muito algumas coisas mas, consigo entender perfeitamente a bondade, a transformação e os bons frutos que esta experiência tem lhe trazido e também àqueles que tem dedicado tempo a leitura dos seus relatos, é impressionante. Confesso que nos primeiros dias temi que não conseguisse concluir por conta dos seus relatos de bolhas e tudo o mais, porém, o tempo foi passando e vc, apesar de identificando e vivenciando claramente grande sofrimento físico foi se superando a cada barreira que se apresentava e está prestes a concluir, que maravilha. Eu insisto em dizer algo que aprendi e creio ser verdade pura, há um espaço no ser humano, criado por DEUS, que somente pode ser preenchido pela presença de DEUS, muitas e muitas vezes nos deparamos com várias pessoas, inclusive nós mesmos, tentando preencher o vazio com baladas, novos ou velhos amores, filhos, bens materiais, vitórias, prazeres, porém, há um vazio que somente a presença de DEUS pode preencher e, percebo que este caminho traz à vc e a todos estes que estão contigo, esta presença viva de DEUS em cada um que com o coração aberto o aceita para que viva, não ao lado, não pendurado no pescoço, pintado na roupa ou pregado na parede mas, dentro de nós, como um só, percebo que vc, ao passar dos dias deste desafio de fé, foi se fortalecendo e preenchendo este vazio e encontrou o verdadeiro segredo da felicidade que tendo DEUS junto, dentro de si, colocado em primeiro lugar, todas as outras coisas são acrescentadas e todas as outras coisas que temos e disfrutamos como amigos, filhos, cônjuges, bens, ficam com um brilho especial pois não nos apegamos a tais coisas para ter prazer, nossa fonte é outra, vem de DEUS e então podemos desfrutar de tudo com liberdade e amor. Parabéns e obrigado! Parabéns pela vitória dia-a-dia e obrigado por nos permitir participar da sua felicidade que também é nossa! Fique na paz e na fé! Abraços, MP.