domingo, 30 de abril de 2023

Dia 1 - Saint Jean Pied-de-Port à Roncesvalles

Dist: 26km

Durante a viagem de trem de Madrid à Pamplona conheci um grupo de três jovens de Valência que toparam dividir o taxi comigo, de Pamplona à Saint Jean. Porém chegamos muito tarde e não havia vagas em nenhum albergue
Depois de ter passado em quase todos os albergues do village cheguei em um que parecia ser o último. O Hospitalero Eric disse que não havia vagas então eu estava meio conformado que iria dormir na rua mesmo ou começar a subir para Roncesvalles e tentar vaga em um dos albergues no caminho. E ele disse pra eu esperar e me conseguiu uma cama no dormitório da administração. Que alívio! E ele deu alguns conselhos para todos que chegavam: não competir, nem consigo mesmo; escutar seu corpo; e beber, beber, beber... água! Bem entendido... assim consegui dormir algumas horas.

Bem, em vista de quase ter dormido na rua ontem, comecei o caminho hoje às 5h30 da manhã. Subi a trilha chamada Napoleon em direção à Roncesvalles. E durante a caminhada já falei com muita gente e me entreti com muitas histórias.
O caminho até Roncesvalles é praticamente só de subida. É muito lindo e mesmo com o tempo nublado a gente consegue ver muita coisa lá de cima.

Paramos no caminho no albergue Horrizon para um café rápido e para cobrir as mochilas e colocar casaco pois estava frio. Esse aí da foto é o Bruce de Arizona que ficou a maior parte do caminho ouvindo minhas histórias...


Na chegada a gente começa a descer pra valer. Neste ponto deixei meus amigos um pouco pars trás por medo de conseguir uma caminha pra dormir.... 

mas chegando em Roncesvalles consegui um beliche e estou super contente. Já dormi de tarde e agora 18h tem a missa, depois é o menu do peregrino. Depois voltamos, dormimos para amanhã acordar e caminhar.

sábado, 29 de abril de 2023

Chegada em Madrid

Olá todo mundo! Depois de um vôo super cansativo de Montréal até Frankfurt e um outro de Frankfurt a Madrid, estou agora no trem da Renfe para Pamplona, onde devo pegar um taxi para Saint Jean Pied-de-Port, a primeira etapa do Caminho.
Apesar do cansaço, já me encontrei com muita gente diferente, que fez a viagem ficar colorida: um professor de física que passou a noite estudando enquanto eu tentava dormir e não parava de sorrir o tempo todo no avião, um grupo de senhoras alemãs que vão fazer o caminho a partir de Astorga, um estudante vietnamita que faz doutorado em Salamanca, e um mendigo que acabou dividindo o almoço comigo no aeroporto de Madrid. Pedi para reconhecer Jesus no caminho e já estou me esforçando... não é fácil sair da bolha.
Algumas dicas práticas: no terminal T1 do aeroporto de Madrid no andar térreo tem a lógica Betelmobile que me vendeu o chip de Internet que estou usando. E logo em frente da loja saindo do aeroporto tem o ônibus 203 que vai direto para a estação de trem em pouco menos de meia hora. Custa 5 euros. 
Bem, continuamos a viagem para chegar em SJPP para amanhã acordar e caminhar...

Partiu!

Olá pessoal, sou eu, a Cris, depois de muito tempo volto a escrever por aqui. Agora não serei eu quem contará as aventuras sobre o Caminho, mas será ele, o Igor, meu marido amado. Pois então, chegou o dia dele partir e fazer o Caminho de Santiago completo. Há quase 15 anos atrás, em 2008, ele me apoiou e me ajudou a realizar o sonho de fazer este Caminho maravilhoso e me ajudou a perceber que podemos fazer bem mais do pensamos ou sonhamos. Depois do meu caminho, combinamos que a próxima vez seria o tempo dele partir por 30 dias e fazer seus 800Km de aventuras, encontros, espiritualidade, imprevistos e muito crescimento. Levou quase 15 anos para este dia chegar por que no meio disso tudo enfrentamos uma imigração. Foi preciso esperar a vida estabilizar, ajudar os gêmeos crescerem e se tornarem independentes e ainda ganhar de presente o terceiro filho, que hoje está com 11 anos. Bem, quinze anos muita coisa aconteceu, imigramos, tivemos o terceiro filho, estamos prestes a nos tornar avós e finalmente, seu dia chegou. Lembro-me que no dia 5 de outubro de 2008 o Igor escrevia aqui no blog falando que estaria fazendo o caminho comigo enquanto viveria a realidade de cuidar de tudo para que eu pudesse mergulhar neste tempo do grande retiro de Compostela. E hoje, 28 de abril de 2023, quase 15 anos depois, estou eu escrevendo aqui, seguindo o meu Caminho, cuidando de tudo para que agora o Igor possa viver este tempo que é dele.
Aproveite meu amor, você merece este tempo, merece viver tudo de especial que o Caminho nos proporciona. É o momento de confiar que por aqui tudo vai ficar bem e eu darei conta de tudo, pode ter certeza: sou bem mais forte do que você pensa (lol). Estaremos com você, em pensamento e oração. Que a cada dia o imprevisível possa te surpreender de forma positiva e que você encontre Jesus nas muitas pessoas com quem vai encontrar. Te amo, estaremos aqui te esperando e lembre-se: siga sempre com passos firmes de quem sabe onde quer chegar...






quinta-feira, 27 de abril de 2023

Alguns links interessantes

Agora que temos muito mais acesso à informação que em nossa última viagem à Compostella gostaria de já deixar alguns links que têm me ajudado no planejamento da viagem, além é claro, dos links que minha esposa já havia deixado antes e que continuam funcionando.

Todos os albergues do caminho, com dicas, preços e fotos

Site dos correios da espanha com os albergues por trecho

Site resumido com uma tabela de todos os albergues

Forum do Caminho de Santiago com posts de pessoas do mundo todo

Espero que sejam úteis no planejamento de sua viagem. Amanhã, é acordar e caminhar...

Último dia antes da viagem


Tudo está preparado. Mochilas, roupas, acessórios, passagens, tudo. Amanhã é o dia de pegar o avião e viver novamente esta experiência, mas desta vez desde o início do Caminho Francês. O vôo sai de Montréal às 18h e devo chegar à Saint Jean Pied-de-Port dia 29 no início da noite.

Ainda continuo sem expectativas sobre esta viagem. No entanto, estive na missa no domingo passado e esta foi a minha última missa antes de viajar. E adivinha só qual foi o Evangelho? Sobre os discípulos de Emaús. Esta passagem bíblica conta a história de dois discípulos que viajavam de volta pra casa depois de terem acreditado em Cristo e ter visto Ele ser crucificado. Claro que os dois estavam decepcionados e sem entender nada do que havia acontecido. No entanto, Jesus aparece e caminha junto com eles, fala com eles, fica o dia inteiro com eles, mas eles só se tocam que era Ele quando estão jantando e Jesus parte o pão.

Assim, durante esta missa, meu coração manifestou um desejo. Que eu possa reconhecer Cristo caminhando comigo: o Amor em pessoa. Não sei como ele vai se manifestar, mas sei que pode ser de qualquer jeito, através das pessoas que cruzarem o caminho ou mesmo de outras situações. Jesus vai estar caminhando comigo. Não vou estar tão só.

Nesta última semana, é claro que o trabalho e os estudos me forçaram a uma rotina super agitada e ainda não caiu a ficha do que eu estou fazendo. Pela primeira vez depois de muito tive tempo de sentar e escrever. Amanhã reviso as coisas na mochila e parto. E já começa a dar saudade, muita saudade da família, e eu ainda nem parti. É agora que a ficha está caindo... mesmo antes de começar a caminhar já vou pedir, como os discípulos de nossa história anterior: "Fica conosco, Senhor"...

Outra coisa que me lembro para este Caminho é uma frase de Pe Réjan em nossa missa de envio dos Peregrinos: "O imprevisto faz parte do caminho". Sobre isso, tenho muitas coisas que sei que não preparei como deveria e nem o meu espírito está pronto, mas quero abraçar este "imprevisto" com um desejo muito grande e conhecer o que vai acontecer. O mais interessante é a ânsia que é criada pela certeza simples de que o "imprevisto" vai acontecer. Isso não acontece sempre na minha vida porque tudo é sempre bem previsto. Esta é portanto uma sensação interessante.

E hoje recebi também muitas mensagens de amigos me desejando boa viagem e tive até alguns encontros em pessoa. Levo todos em meu coração e sinto já como se fosse Jesus caminhando comigo.

Bem, vamos dormir agora com tudo isso no coração e amanhã é o grande dia... Acordar e caminhar.