Seguramente já sabes que ao atravessar os montes de Léon por la Margatería, um pouco mais acima de Rabanal del Camino, vais enco trar a Cruz de Fierro. Este lugar conserva um ritual que consiste em depositar uma pedra no montículo que coroa a cruz. No entanto, este rito requer uma certa preparação.
Quando entrares na região de Léon, passarás pelo Rio Esla, em Mansilla de las Mulas. Na beira do rio, recolhas uma pedra que não seja demasiado pesada para a mochila, uma que possas manusear com tuas mãos, apalpar-la, acariciar-la. De vez em quando, fale com a sua pedra e recite a ela o poema de Léon Felipe:
"Assim é a minha vida, ó pedra, como tu.
Como tu, pedra pequena,
Como tu, pedra ligeira,
Como tu, lasca que rola pelas calçadas e trilhas
Como tu, cascalho humilde das estradas
Como tu, que em dias de tempestade
Te escondes no seio da terra
Mas logo brilha debaixo dos cascos e das rodas
Como tu, que não servisse
Nem para ser pedra de uma construção,
Nem pedra de um auditório,
Nem pedra de um palácio,
Nem pedra de uma Igreja,
Como tu, pedra aventureira
Como tu, que talvez tenha sido feita
Somente para esta viagem,
Como tu, pedra pequena e ligeira"
Conte a sua pedra suas dificuldades e também suas alegrias. Vá enchendo-a de ti mesmo durante todos os dias até chegar à cruz. Pelo tato de suas mãos e teu espírito, a pedra não é somente pedra mais, mas se torna cheia de sentido. Chega a converter-se em um símbolo, figura de tua imagem e de teu espírito.
Siga com a pedra firme na mão à partir de Foncebadon e, chegando ao local, crave a pedra com força ao pé da cruz. Tome um tempo para ver os outros peregrinos fazendo o mesmo e medite sobre o que se passou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário