quinta-feira, 16 de outubro de 2008

9º Dia - Grañon - Tosantos

Grañon - Tosantos - 21 Km
Realizado - 214,8 Km
Para Santiago - 576,20 Km
Espanha, 15/10/2008 - Quarta-feira

Este foi um dia especial. Momento de mudar de ciclo. Estou mais forte. As dores estão presente, mas estou mais resistente. Hoje Isidro nos deixou em Belorado, terminou a sua etapa no Caminho. Aqui há muitos espanhóis realizando o caminho, porém a maioria faz em etapas. As pessoas se vão, mas o aprendizado fica. Aqui divide-se vida, inquietudes, alegrias, td. Vive-se de forma muito simples, pq aqui não cabe milindres.
Como em Grañon, Tosantos também é um Hospital de Peregrinos, com isso também guarda toda hospitalidade acolhedora. Neste povoado também desejei estar e viver tudo de especial que trouxe-me. Também compartilhamos a ceia e pela manhã tivemos um pelo café da manhã, td preparado com carinho.
Após a ceia vivemos um momento especial de espiritualdiade. Compartilhamos uma oração na Capela que fica na parte mais alta da casa. O momento foi conduzido pelo hospitaleiro espanhol, que de forma amorosa explicou-nos como tudo aconteceria. Fizemos um breve momento de introspecção, através do silêncio, todos aquietaram suas mentes. Em seguida seguimos um pequeno folheto litúrgico redigido em várias línguas. Cada parte foi rezada em uma língua diferente, conduzida por um peregrino da respectiva nacionalidade. Cada um poderia seguir a oraçao em sua própria língua. A espiritualdiade presente uniu diversas nações em seus diversos idiomas. Diversos povos, unidos por um só Deus. Depois cada um leu, em sua língua, diversas oraçoes e pedidos que foram deixados por peregrinos que passaram por este pueblo. Foi um momento lindo, porque hoje oramos pelos peregrinos que passaram , com seus anseios e agradecimentos. Amanhã serão outros peregrinos que irão orar por nós. Daqui 20 dias nossas orações serão queimadas na Ermita de Tosantos (Igreja construída no alto do morro, encrustrada na Pedra), muito especial.
Cada dia um momento, uma nova vivência. A vida é isto, precisamos viver o agora, pois é o que temos. O passado já era, não podemos mudar. O futuro não sabemos o que será, mas o presente é o que podemos mudar, e sobretudo, viver!!!
Saudades, amo a todos...

2 comentários:

isidro disse...

bravo,bravo,bravo cristina. me alegra verte sentir el AHORA. eso es la bendicion de Dios. ójala que lo sientas cada día de tu vida. Yo sé que tú serás capaz de enseñarlo a los tuyos...

voy a seguir tu camino, ya que sabes que yo ahora no puedo continuar el mío.
Permite que tus logros alegŕias y tristezas los haga míos, como si todos estuvieramos otra vez juntos a merced del camino.
Igor: Soy isidro. acompañé a tu mujer un poquito del camino, y si algo me enseñó la vida, estoy seguro de que tienes mucha suerte: Dios te bendijo con una mujer excepcional. Permíteme enviarte un abrazo.

Igor Schultz disse...

Hola, Isidro

Si tiengo seguido al camino de Cris desde mucho antes de España y me allegra ver a ella feliz como tu presenciaste.

Me gustaria ter te conocido, pero yo creo que no será possible desta vez. Por isso, bendijo a Dios por tu vida Isidro y deseo que Elle te conceda la eterna felicidad.

Un grande abrazo
Igor Schultz