quarta-feira, 10 de maio de 2023

Dia 10 - De Villafranca Monte de Oca à Obanejos Riopico

Distância: 27 km

Durante a noite anterior em Villafranca, fomos acordados no meio da madrugada por um grupo de peregrinos bêbados que entraram no quarto cantando e acordando todo mundo, acendendo as luzes e tocando música alta à partir dos telefones. E um deles havia conversado muito comigo em Gragñon. Ele achou minha cama e queria me abraçar dizendo "Te amo, te amo" e eu querendo dormir... enfim, foi uma noite meio dura...
Me dei ao luxo de acordar mais tarde hoje pois havia reservado o próximo albergue. O Nelson, que caminhava comigo, foi na frente e eu caminhei sozinho o dia inteiro. Muitas lágrimas e descobertas, Assim, comecei a caminhar às 7h da manhã.
Logo depois do pueblo, a próxima parada é San Juan de Ortega, que fica a 12 km de distância depois de uma pequena montanha. Então, saí caminhando e já subindo a serra pra esquentar.
Chegando em San Juan de Ortega, parei pra tomar um café num lugar super simpático e havia dores no calcanhar. Estavam muito fortes, por isso, tirei as botas e procurei por bolhas mas não havia. Continuei devagar passando por diversos pueblitos debaixo de chuva até chegar em Atapuerca ao meio-dia. 
Esta cidade é um patrimônio histórico com um sítio arqueológico onde a presença de ancestrais humanoides existe desde 800 mil anos. Parei pra descansar os pés e comer uma banana.
Segui lomba acima até chegar em uma cruz no alto de uma montanha. Chovia muito e a descida para o vale de Rio Pico foi difícil pois as pedras escorregavam. Mas finalmente cheguei ao albergue, e que surpresa! Um quarto inteiro só pra mim!

Meu telefone ficou sem bateria e não consegui carregá-lo durante a noite pois estava com os conectores úmidos. Assim, não consegui escrever nada ontem. Tivemos a janta comunitária, apenas 8 pessoas no albergue, muitas conversas íntimas, e conheci Benoît do Québec (Drummondville), Kristina da Polônia, e reencontrei Rémi e Julia. 
Saímos todos juntos sem pressa de manhã para ficarmos em Burgos, onde planejo descansar os pés por mais um dia.
Então, bora descansar para acordar amanhã e caminhar!

Nenhum comentário: